Para a categoria Album do Ano, destacamos 5 lançamentos: The New Version Of Me, DISCO, Dreamer In A Cyber Paradise, Reflection e Everybody Loves You When You're Dead. Todos os citados possuem resenha SURREAL e nota acima de 70. Fatores importantes para a categoria, visto que o Grammy é medido pelo score no jogo e pela crítica especializada. Rhian Brady, Thomas Villemor e César Alencar surpreendem na categoria, visto que ambos chegaram a indústria recentemente e já estão encabeçando a lista de melhores do ano e favoritos ao Grammy. Nomes como Lily Diamantis e Saori já eram cotados a aparecer, mas em termos técnicos, Rhian Brady, Thomas Villemor e César Alencar segue sendo os favoritos, isso pois seus álbuns são autorais e acabam conseguindo um crédito extra na competição para o gramofone de álbum do ano.
Em comparação à edição passada, vários nomes ficaram de fora das listas de apostas prováveis, tal como Raül, Maddax e Larissa Versini, mas isso não significa que eles não sejam indicados, exceto por Maddax. Já Raül e Larissa podem travar uma acirrada competição em categorias secundárias, como Best Vocal Album e Best Remixed Album.
Já em categorias como canção do ano, os favoritos seguem sendo Thomas Villemor, Rhian Brady, Saori e Lily Diamantis. Visto que foram os únicos durante o ano a encabeçar alguma posição no chart 'Critic Choices'. Para quem acompanhou, já deve ter quase certeza do vencedor em seu bolão.
No geral, o Grammy Awards sofreu uma imensa mudança. Onde os novatos chegaram batendo de frente com veteranos, e também onde veteranos que possuem certo prestígio crítico, acabaram soando como um provável indicado a categoria Best New Artist. A premiação ocorre dia 21, e já tem performances de Devyn Winterbourn, Lily Diamantis, Pierre e outros nomes confirmados.